Mês de Abril: aproveite até 50% OFF nos cursos!
00
dias
00
horas
00
minutos
00
segundos

Autismo no consultório: dicas para seu espaço terapêutico

De forma alguma o atendimento da criança com autismo no consultório pode ser uma coisa “pesada”. Afinal, sabemos que a motivação é importante para a aprendizagem. Quando vamos a algum lugar com muita vontade, nosso dia é melhor e, assim, nossa vontade de aprender também.

Índice

De forma alguma o atendimento da criança com autismo no consultório pode ser uma coisa “pesada”. Afinal, sabemos que a motivação é importante para a aprendizagem. Quando vamos a algum lugar com muita vontade, nosso dia é melhor e, assim, nossa vontade de aprender também. Sempre temos que nos colocar no lugar da criança e nos questionar: eu gostaria de ir brincar naquele lugar? Ficaria feliz em estar ali? Este é um excelente exercício de empatia que fazemos no nosso dia a dia.

Por isso o consultório tem de ser um lugar acolhedor e terapêutico ao mesmo tempo! Um lugar em que a criança queira estar para aprender, se desenvolver e se divertir. A terapia tem de ser sério, mas ao mesmo tempo motivador. É isso que buscamos fornecer aos nossos pequenos!

De forma alguma o atendimento da criança com autismo no consultório pode ser uma coisa “pesada”. As crianças precisam gostar de ir para a terapia.

Autismo no consultório

A Clínica Equipe Singular

O espaço físico da Clínica Equipe Singular é a realização de um sonho de poder concentrar grandes especialistas em desenvolvimento infantil em um lugar bonito, confortável e cheio de estímulos reforçadores para todos. Nossas salas são preparadas para as melhores estimulações que as crianças precisam receber. É importante que o ambiente seja agradável para realizar o atendimento da criança com autismo no consultório. Elas precisam gostar de ir e ficar lá. Assim, buscamos ao mesmo tempo fornecer um espaço profissional e acolhedor, sério e divertido. Um espaço que promova a aprendizagem, mas sem que ela seja estressante ou chata para a criança!

A vontade de ficar no consultório

No início, muitas crianças apresentam resistência para entrar na recepção ou dentro das salas. Porém, alguns minutos depois já estão integradas, saltando no pula-pula, subindo na parede de escalada ou na mini cozinha, preparando salada de frutas. O problema então é ir embora! É muito comum ouvirmos choros neste momento. As crianças não querem mais sair e adoram voltar!

Esse é sempre o nosso objetivo: proporcionar aos nossos pequenos aprendizado com diversão. Mas sempre tendo em mente que as sessões irão no futuro diminuir e, no fim, terminar quando a criança estiver autônoma!

Os nossos profissionais

Aqui se encontram os profissionais seniores da equipe, que coordenam os atendimentos das crianças com autismo no consultório. Por isso, sugerimos que todas as crianças passem por eles em consulta, pelo menos uma vez por semana. Assim, fazemos o acompanhamento de perto de todos os passos da evolução das crianças. Nos outros dias, contudo, podem-se realizar os atendimentos em casa e/ou na escola.

Cada profissional tem a sua própria sala de atendimento projetada para o atendimento, que é realizado individualmente, com uma criança e/ou família de cada vez. Somente a sala de Play que é compartilhada. Assim, os profissionais podem ir com suas crianças até lá e realizar o atendimento ali, quando o objetivo da sessão é socialização.

Fora do consultório

Também incentivamos a continuidade do atendimento fora do consultório! Contamos com pais, irmãos e familiares e buscamos da mesma forma dar prosseguimento na escola. Também oferecemos cursos, caso por algum motivo os pais não possam levar o filho ao consultório.

Afinal, o que procuramos é aumentar o repertório da criança e torná-la mais autônoma, e utilizamos todos os meios possíveis para isso!

Quer mais dicas sobre os cuidados do autismo? Assista ao vídeo:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Não encontrou o que precisava?

Entre em contato com a gente!