equilibrar as emoções

Como equilibrar as emoções? Uma reflexão

A raiva, o medo e a tristeza são emoções comuns a todas as pessoas. Entretanto, quando estão desreguladas, são responsáveis por grande parte de transtornos mentais como depressão e ansiedade. Assim, é muito importante que todos nós saibamos como equilibrar as nossas emoções. 
*Artigo de autoria de Dr. Rodrigo Silveira em parceria com a equipe do Instituto Singular 

É muito importante que todos nós saibamos como equilibrar as emoções, porque a raiva, o medo e a tristeza são comuns à todas as pessoas e, quando esses sentimentos estão desregulados, são responsáveis por grande parte dos transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

As emoções são acontecimentos reflexos que desencadeiam uma sinfonia de reações no nosso corpo, como frio na barriga e coração acelerado. Estas reações suscitam pensamentos, que nos incitam a colocar o corpo em movimento. No caso do medo, as sensações como frio na barriga e coração acelerado suscitam expectativas ruins sobre o futuro. Estes pensamentos que ficam arrastando a pessoa fazem com que as sensações de ansiedade aumentem ainda mais. Isso é perigoso, pois pode até levar a uma crise de ansiedade. 

equilibrar as emoções

Mas quem nunca se deixou arrastar por devaneios sobre o futuro quando sente medo, não é mesmo? O importante nestes momentos é perceber este fluxo de pensamentos ruins que tendem a nos arrastar, nos deixar para baixo. Em vez de ficar debatendo com essas reflexões, precisamos simplesmente observar as sensações do corpo. Se pudermos nomear aquilo que estamos sentindo e percebermos como nosso corpo está sendo atingido por esta emoção, temos mais chance de restabelecermos um equilíbrio emocional. 

Nossa tendência sempre é querer ficar pensando e, na maioria das vezes, não é fácil parar de pensar ou mudar o foco. Por isso, sempre recomendamos a prática de atividades físicas, pois elas ajudam a melhorar a capacidade de regulação emocional, ou seja, de equilibrar as emoções. Quando praticamos um esporte, nós damos uma folga à nossa mente e deixamos de tentar prever como as coisas serão no futuro.

O fato é: pensar demais perturba a mente. Para equilibrar as emoções, precisamos aprender a percebê-las por meio dos seus sinais físicos no corpo. 

Assim, para desenvolver uma melhor capacidade de regular os pensamentos, precisamos “domar” nossa cabeça para focar no aqui e agora das sensações do corpo. Esses exercícios mentais têm ajudado muitas pessoas que sofrem de ansiedade e depressão. As meditações, como a yoga, têm se mostrado tão efetivas quando medicamentos, por exemplo. Isso porque elas nos ajudam a focar no aqui e agora, e não nos deixam arrastar pelos nosso pensamentos intrusos.

Se você gostaria de aprender técnicas para equilibrar as emoções e ter uma vida mentalmente mais saudável, conheça nosso curso gratuito Cultivo do Equilíbrio Emocional, onde o médico psiquiatra e cofundador do Instituto Singular, Dr. Rodrigo Silveira, conduz uma jornada de autoconhecimento, redução do estresse e promoção o de felicidade.

Para se inscrever e começar as aulas, basta clicar aqui. Aproveite!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Não encontrou o que precisava?

Entre em contato com a gente!