testes e exames

Testes e exames para autismo

Testes para autismo podem ajudar na identificação de sinais. As características comportamentais podem ser medidas por meio dos diferentes instrumentos, ou escalas diagnósticas. Contudo, ainda não existem testes determinantes para diagnóstico de autismo. Veja mais sobre eles neste artigo!

Testes para autismo podem ajudar na identificação de sinais. As características comportamentais podem ser medidas por meio dos diferentes instrumentos ou escalas diagnósticas. Contudo, ainda não existem testes determinantes para diagnóstico de autismo. Além disso, também não existem exames de imagem ou de sangue que dão certeza absoluta. Existem alguns genes relacionados, mas a maioria ainda está em estudo.

É importante lembrar que os testes para autismo não substituem o diagnóstico, que apenas um médico especialista pode fazer.

Os testes e o diagnóstico

Existem instrumentos que mostram que pode haver (ou não) sinais, mas esses instrumentos não são determinantes ou suficientes para a realização sólida e segura do diagnóstico. Assim, são ferramentas que podemos usar para verificar possíveis comportamentos e sinais de autismo. Dessa forma, as escalas podem ser úteis para aqueles (pais, professores, médicos) que cuidam de crianças de pouca idade e precisam de informações para identificar sinais e traços precoces, pois quanto mais cedo se iniciar a intervenção, melhor será para a recuperação das crianças autistas.

Nesse sentido, esses instrumentos servem para os pais saberem o que as crianças estão fazendo de menos, mediante o marco da idade de outras crianças da sua idade. Por isso, são úteis e aconselháveis. Contudo, não substituem o diagnóstico que apenas profissionais capacitados podem fazer.

Testes e exames para autismo

As particularidades de cada um e sua importância no diagnóstico

Como cada indivíduo é único, as crianças no TEA podem apresentar nuances diversas. Por se tratar de um “espectro”, o autismo pode ter muitos sinais diferentes de uma pessoa para outra. Por exemplo: não é real a crença de que crianças autistas não são carinhosas. Elas podem sim ser muito afetivas. Elas podem, também, olhar nos olhos das pessoas. É importante não generalizar!

Quando os pais procuram características na internet e veem que os filhos não apresentam muitas delas, isso pode dar a falsa ilusão de que não há nada a ser observado, simplesmente pelo fato de outras crianças autistas terem características que os seus filhos não têm. É por isso que é sempre mais aconselhável buscar por profissionais capacitados do que tentar diagnosticar o próprio filho por conta própria.

Vale mais aceitar as dificuldades dos nossos pequenos do que negá-las! Só assim poderemos ajudá-los. Além disso, mesmo que o diagnóstico não “feche”, ainda podemos buscar modos de aumentar sua autonomia. A dica aqui é buscar ajuda para os traços que a criança apresenta e que diferem do esperado para o desenvolvimento da idade.

Alguns testes e escalas

A quantidade de crianças diagnosticadas com autismo está aumentando nos últimos anos. Em 1980, a prevalência era de 1 criança em cada 10.000. Hoje, porém, está em 1 a cada 36 crianças. Então, precisamos estar atentos! Vamos ver que testes são esses que podem nos auxiliar no diagnóstico de TEA?

Escala M-CHAT

A escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) é um instrumento de rastreamento precoce. Esta escala visa identificar indícios do TEA em crianças que têm entre 18 e 24 meses. Deve-se aplicar nos pais ou cuidadores da criança. Devido à sua simplicidade, qualquer pessoa pode aplicá-la.

Baixar escala M-CHAT →

Escala CARS

A Childhood Autism Rating Scale (CARS) é utilizada como um dos testes para distinção de casos de autismo leve, moderado e grave, além de diferenciar crianças autistas daquelas com deficiência intelectual. Trata-se uma escala de 15 itens que auxilia na identificação de sinais de autismo e as distingue de crianças com prejuízos do desenvolvimento sem autismo. No entanto, diferentemente da M-CHAT, é indicada para crianças acima de 2 anos de idade. Os escores de cada domínio variam de 1 (nos limites da normalidade) a 4 (sinais autistas graves). A pontuação varia de 15 a 60, e o ponto de corte para autismo é 30.

Check List do Modelo Denver

Ferramenta descrita no livro Intervenção Precoce em Crianças com Autismo, do Modelo Denver de Intervenção Precoce. São centenas de comportamentos que podem ser testados e, a partir das “falhas”, monta-se o programa de intervenção da criança. Dispõe de etapas que compõem as áreas cognitivas, tais como: comunicação expressiva e receptiva, imitação, motricidade, socialização e outros. Desta forma, traçam o perfil e comparam a criança à etapa do desenvolvimento de outros pares da mesma idade.

VBMAPP

É um protocolo de avaliação que identifica comportamentos que precisam ser modificados no repertório da criança, em cada fase do desenvolvimento. Muito estudado e com comprovação eficaz, principalmente para rastreamento de pré-requisitos verbais e barreiras de aprendizagem para o desenvolvimento da criança. Este instrumento avalia os diversos repertórios comportamentais e tem como foco principal as habilidades relacionadas ao comportamento verbal. 

Escalas ADOS 2 e ADIR

São escalas de avaliação diagnóstica muito importantes, solicitadas na maioria dos artigos científicos de padrão internacional. Podem ser utilizadas para dar diagnóstico. É preciso ter capacitação para aplicar, pois são bastante complexas.

Os testes na clínica

Esses testes também podem ser importantes dentro da nossa clínica! Assim, eles nos ajudam também na reavaliação periódica para verificar a evolução da criança, comparando os resultados atuais com os anteriores. Além dos testes descritos, na nossa clínica utilizamos um instrumento próprio da Metodologia Mayra Gaiato para medir comportamentos e etapas do desenvolvimento da criança em questão.

Por meio dos comportamentos mensurados nos instrumentos, podemos comparar o que era esperado na idade em que a criança se encontra. Caso ela não realize, pegamos o item para transformar em objetivo das sessões e montar o programa da criança. Afinal, os testes não fazem nada sozinhos! Nós os utilizamos para aprimorar nossa técnica e, por fim, para aumentar a autonomia e realização da criança.

Quer saber mais sobre o diagnóstico de autismo? Então, assista ao vídeo abaixo:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Não encontrou o que precisava?

Entre em contato com a gente!